Chá de cavalinha
Erva Cavalinha
A cavalinha é muito conhecida e muito usada em tratamentos de beleza: ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos. Muito conhecida por ser um poderoso diurético, o chá de cavalinha ajuda a eliminar as toxinas do organismo e reduz inchaços, isso só para começar, pois seus benefícios vão muito além disso.
Um chá rico em nutrientes como potássio, cálcio, flavonoides e vitamina C, a cavalinha (Equisetum arvense), é recomendada para prevenir a osteoporose e o reumatismo. Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterapia, a planta ajuda a reduzir as famigeradas celulites, auxilia no tratamento de úlcera gástrica e melhora estados de fraqueza em geral.
Cavalinha – Uso medicinal
A Cavalinha é uma excelente planta indicada para períodos de desintoxicação e emagrecimento .
É depurativa, emenagoga, diurética, antiinflamatória e anti-hemorrágica .
A cavalinha é uma planta perene. Não possui flores e, conseqüentemente, nem sementes; algumas espécies possuem folhas verticiladas, mas reduzidas a tamanho insignificante.
Cavalinha – Para que serve
Menstruação dolorosa ou excessiva, hemorragia uterina , febre puerperal (relativa ao parto ), úlcera gastroduodenal, afecções da bexiga e dos rins, doenças da prostata, pulmonares, gripes.
Nas inflamações dos olhos e em feridas, aplica-se cataplasma ou compressa quente com chá da planta.
Nas hemorragias internas e nas regras excessivas, usa-se como hemostático. Após o parto e em casos de corrimento vaginal, usa-se o chá para aplicação de ducha vaginal.
Principais Benefícios
Entre tantos benefícios que esta planta pode lhe trazer, o poderoso chá de cavalinha possui ótima ação anti-inflamatória, ajudando a combater conjuntivites, acne, e feridas de difícil cicatrização. Compressas feitas com chá de cavalinha amenizam as indesejadas olheiras e o inchaço nos olhos.
O chá de cavalinha, por ser um diurético poderoso, desintoxica o organismo e elimina o excesso de ácido úrico, sendo indicado nos casos de afecções dos rins e da bexiga, assim como nas cistites e infecção urinária.
A cavalinha ainda pode ajudar você a ficar mais bonita pois melhora o aspecto de unhas fracas e quebradiças, aumenta a elasticidade da pele, rejuvenescendo sua aparência e fortalece os cabelos, evitando a queda.
O melhor ficou para o final, o chá de cavalinha é bastante utilizado em dietas pois atua como poderoso emagrecedor.
DESCRIÇÃO: Trata-se de uma planta perene, cujos caules desfolhados lembram aspargos e, quando morrem, dão origem a caules ocos, ásperos e fortes, onde crescem folhas duras semelhantes ao junco e à cauda de um cavalo. O nome latino desta planta é derivado de "equi" (= cavalo) e "setum" (= cauda).
INDICAÇÃO: O Chá de Cavalinha é indicado para osteoporose, acido úrico, anemia, ansiedade, arteriosclerose, bexiga, blenorragia, cálculos renais, celulite, estrias, rins, pulmões, o baço, flacidez da pele e músculos, enurese, menstruações excessivas, obesidade, pedra na vesícula e rins, pressão alta, retenção de líquidos, reumatismo, estresse; além de como diurético e desintoxicante.
Lavagens: feridas de difícil cicatrização, erupções cutâneas, úlceras, pés com transpiração excessiva e gargarejo para aftas e amidalites.
COMO FAZER: Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos) .
COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
ATENÇÃO! Sr(a) leitor(a), por ser poderosa, a cavalinha não deve ser consumida por gestantes. Também não deve ser ingerida em doses altas pois pode provocar diarreia, taquicardia e torpor. O seu uso prolongado pode auxiliar a produção de cálculos renais.